ANÁLISE DA VENTILAÇÃO
Utilizando a base de dados disponível pelo Projeteee sobre a cidade de Uberlândia, tem-se a rosa dos ventos, que é um gráfico que indica a velocidade do vento, a direção e a frequência da incidência. Esses dados são um compilado reunidos ao longo do tempo e são utilizados para prever o possível comportamento dos ventos na área de atuação. A seguir, os gráficos das rosas dos ventos de Uberlândia:
Gráfico geral da rosa dos ventos
Fonte: Projeteee
A leitura do gráfico se dá da seguinte maneira: a circunferência é composta por 8 raios que indicam a direção dos ventos; os círculos circunscritos representam a frequência de um total de 100% (gráfico geral) e 50% (gráfico do dia ou da noite); as cores representam a velocidade dos ventos de acordo com a legenda. Exemplo: quase 60% dos ventos que incidem em Uberlândia vêm do Leste (E) e do Nordeste (NE) e predominam as velocidades de 0-2 m/s e 2-4 m/s.
Rosa dos ventos – dia
Fonte: Projeteee
No período do dia há registros de ventos mais velozes que o comum, 4-6 m/s, mas sua frequência é baixa.
Rosa dos ventos – noite
Fonte: Projeteee
No período da noite a frequência dos ventos é menor que no dia e a direção majoritária muda de NE para E. além de que os ventos são mais calmos.
A velocidade dos ventos em Uberlândia é classificada na Escala de Beaufort como calma (<0,3 m/s), aragem (0,3 a 1,5 m/s), brisa leve (1,6 a 3,3 m/s) e brisa fraca (3,4 e 5,4 m/s), que no geral, são ventos bem tranquilos.
Ilustração do comportamento dos ventos na área de intervenção
Fonte: Autores
Especificamente na direção nordeste na área de intervenção da disciplina ocorrerá um efeito denominado Canalização. Este diz respeito a um efeito aerodinâmico no qual a corrente de ar flui por um canal a céu aberto formado pelas construções, os dois grandes edifícios marcados em preto na ilustração são responsáveis por esse efeito na rua e direcionam os ventos diretamente para a área de atuação do terreno. Com exceção desses dois edifícios o restante da região possui um gabarito baixo de até dois pavimentos, então não é possível aferir mas é valido comentar que estes grandes edifícios podem prejudicar a incidência dos ventos na região estudada com suas fachadas barlavento bem no rumo das direções principais.
Representação esquemática do efeito de canalização.
Fonte: ROMERO, 2000
Para melhor visualização dos gráficos e obtenção dos dados, visite: http://projeteee.mma.gov.br/dados-climaticos/?cidade=MG+-+Uberl%C3%A2ndia&id_cidade=bra_mg_uberlandia.867760_inmet