top of page
Ford-Foundation_SIMON-LUETHI_A23A5570-2.

The Ford Foundation

INFORMAÇÕES GERAIS 


Arquitetos: Kevin Roche John Dinkeloo and Associates
Localização: 320 East 43rd Street, New York, NY 10017, EUA
Área: 267.096 m²
Ano: 1968

fachada pb.jpg

Ford Foundation se trata de uma organização sem fins lucrativos, independente e adepta ao GrantMaking que atua em todo o planeta buscando a mudança que o mundo necessita através de ações de representatividade e de ajuda humanitária e direitos humanos.

O projeto do edifício foi encomendado pelo Henry Ford II nos anos 60, quando a fundação se viu diante da necessidade de um espaço físico que trouxesse uma diferente experiência aos funcionários e demais usuários do prédio, de modo que se sentissem abraçados e em paz mesmo estando na caótica Manhattan.

O desafio proposto ao arquiteto Kevin Roche e sua equipe, resultou em um edifício que se camufla diante da linguagem já consolidada dos prédios do seu entorno, mas que em seu interior proporciona uma experiência totalmente nova não só para Manhattan, mas também para os EUA que ainda não tinha visto esse tipo de dinâmica na arquitetura que predominava na época.

O prédio ocupa um terreno que forma quase um quadrado perfeito entre as ruas 42nd e 43rd.

Em seu exterior o edifício traduz a mesma linguagem já existente naquela região, utilizando os mesmos materiais e fazendo uma releitura das aberturas dos prédios do entorno.

A escala do edifício se deve ao baixo gabarito das ruas do entorno, que possui um caráter predominantemente residencial.

contexto.jpg
maquete.jpg

O edifício é composto por 11 andares dispostos em forma de L e envoltos por um grande átrio que abriga um espetacular jardim interno formando uma área comum agradável e acolhedora. O prédio se fecha por uma espécie de casca, composta por vidros translúcidos que trazem leveza e elegância ao projeto

O projeto visa uma forma de romper a tendência dos prédios de Nova York de crescerem em escalas desproporcionais, formando arranha céus que mudam de forma drástica a linguagem da cidade.

sketch.jpg
atrio.jpg

Os escritórios são fechados por paredes de vidro que proporcionam uma vista para o jardim interno e o exterior, onde é possível avistar o rio East.

O edifício possui uma cobertura iluminada a qual proporciona uma iluminação zenital intensa. A cobertura feita de treliças metálicas e vidro possibilita a iluminação do átrio verde no interior do edifício e de toda a área de circulação. 

 

cobertura.jpg
1f29cae4-fc44-4f82-9063-1ce780e5a75b.jpg

A parede de vidro que forma a casca de parte do edifício contribui ainda mais para a iluminação do interior do prédio. Ela ajuda na iluminação não apenas para a área verde, mas também para os pavimentos de escritórios.

Inspirada na construção de pontes e rodoviária, a estrutura do edifício é feita de concreto armado e aço. As vigas de aço tem cerca de 25m de comprimento, ou seja, grandes vãos. O concreto é revestido em granito com tons cinza e roxo e o aço utilizado é o corten.

escritórios.jpg
Jardim interno 1.jpg

O projeto paisagístico foi desenvolvido pelo renomado paisagista Raymond Jungles, seguidor de Burle Marx, trouxe uma ambiência totalmente nova para a edificação e para o seu uso, tornando o edifício mais do que só um ambiente empresarial, transformando o prédio em um ambiente de convívio

O paisagismo conta com mais de 39 espécies de plantas que são distribuídas por todo o térreo e pelos terraços intermediários.

As áreas de permanência são compostas por Decks e espelhos d'água em diferentes níveis por todo o térreo.

Os jardins são abertos ao público e podem ser fechados para eventos especiais.

Jardim interno 2.jpg
escritorio interior.jpg

Os escritórios buscam uma forma diferente de relacionar todos que trabalham no edifício, de forma que não fiquem enclausurados em pequenos cubículos isolados do mundo exterior. 

A forma do edifício em L em conjunto com as paredes de vidro proporcionam relações em diferentes níveis entre todos os usuários do predio, o que segundo Kevin, traz o sentimento de pertencimento que não existe nos edifícios corporativos convencionais.

As cores cinza e roxo do granito e o vermelhado do aço corten, juntamente com os tons de verde do jardim interno, criam uma combinação de cores contrastantes e muito bonita. Além disso, essa combinação de tons e materiais se assemelha com a paleta de cores do entorno do edifício de maneira que não se tornou algo destoante na paisagem, e ao mesmo tempo não é monótono.

escritorios coberturea.jpg
FordFoundationBuilding_RichardBarnes_Hea

O edifício se mostra bastante eficiente, e demonstra atender bem às necessidades de seus usuários, de forma direta e indireta.

As peculiaridades do edifício que o torna único, são também as características que o torna tão eficiente e agradável para todos que usufruem de seus espaços.

P1-01-01-01-01.jpg

Através das plantas é possível analisar os dois acessos do edifício: 1) via térreo, atravessando pelo jardim no interior do prédio; 2) entrada principal via Rua 43, o qual possui acesso mais fácil ao restante dos pavimentos via elevadores e escadas.

No corte, é possível perceber o escalonamento dos pavimentos a fim de criar terraços verdes no interior do edifício.  Os dois últimos pavimentos também são escalonados, a fim de criar uma movimentação na volumetria interna do bloco. Além disso, esse escalonamento dos pavimentos escritórios tem o objetivo de criar um gradiente de privacidade/interação entre os usuários, uma vez que alguns pavimentos possuem interação visual entre si.

Ford-Sec.jpg
bottom of page